Bandidos queimam carro roubado em Cambé na região de Jaguapitã
No próximo dia 23 de junho (sexta-feira), o Cine Teatro Mauá de Arapongas vai receber a documentarista Inara Chayamiti, em seu pré-lançamento do filme “Onde as Ondas Quebram”. A programação integra o circuito cultural no Brasil. Ao todo, o longa-metragem terá nove sessões gratuitas, seguidas de debates e rodas de conversa com convidados (de 17 de junho a 08 de julho de 2023) em museus, espaços culturais, universitários e da comunidade, incluindo cinco cidades do Brasil (São Paulo, Londrina, Arapongas, Ribeirão Preto e Santos).
SINOPSE
No filme, a documentarista investiga sua identidade fragmentada colando peças da história de sua família e da saga nipo-brasileira, marcadas por duas diásporas entre lados opostos do mundo: Brasil e Japão. Partindo de um ponto de vista autêntico e de uma busca curiosa e afetiva, o filme constrói pontes geracionais e culturais, levantando fatos históricos e atuais, questões pessoais e universais.
Sobre a documentarista
Documentarista nipo-brasileira residente em Portugal, Inara Chayamiti conta histórias de não-ficcção há 14 anos. Em seus trabalhos, as pessoas são protagonistas de suas próprias narrativas.
Entre suas obras estão: “Yzalu” – Rap, Feminismo e Negritude” (exibido por In-Edit Brasil, Curta Kinoforum, MIMO e outros cinco festivais; finalista da Semana Paulistana do Curta- Metragem, Prêmio CineB Solar); “Raam” (Prêmio do Público do SHIFT Film Festival/Cinesud); e “Volta na Quadra” (Prêmio NETLABTV e patrocinada pela Folha de S. Paulo). Foi fellow no Logan Nonfiction Program com o longa “Onde as Ondas Quebram”, que foi finalista no Sundance Documentary Fund e no Berlinale Talents.
Por meio de sua produtora, trabalhou para Greenpeace, Google, Marie Claire, Fundação C&A, GOL, entre outros. Durante duas temporadas, integrou a equipe internacional de “Legends Rising”, da Riot Games.
Foi vide jornalista na TV Folha e nas editoras Globo e Abril. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, foi integrante do Curso Abril de Jornalismo e do laboratório NETLABTV, fez especialização em cinema na universidade Anhembi Morumbi e estudou documentário no UnionDocs (NY). Fez ainda cursos focados em cinematografia, impacto, roteiro e empreendedorismo.
SERVIÇO
LONDRINA E ARAPONGAS (PR)
22/06, quinta
Cine-roda de conversa 19h-21h
Sesc Londrina Cadeião Cultural
R. Sergipe, 52, Centro
Festival Cultural de Etnias
*vagas limitadas: 30 lugares, grátis
Roda de conversa do público com:
Bruna Tokumoto, criadora de conteúdo
Inara Chayamiti, diretora do filme
*Retirada de ingressos gratuitos no dia do evento
23/06, sexta
Cine-debate 19h-21h
Cine Teatro Mauá? – Arapongas
R. Uirapuru, 55, Centro
400 lugares, grátis
Debate do público com:
Prof. Dr. Rogerio Ivano, historiador, docente da UEL, coautor de
“Lavrador de imagens – uma biografia de Haruo Ohara”
Prof. Dr. Richard Gonçalves, doutor em História e professor do
Departamento de História da UEL, coordenador do Laborato?rio de
Pesquisa sobre Culturas Orientais (LAPECO) e editor-chefe da Prajna:
Revista de Culturas Orientais
Inara Chayamiti, diretora do filme
Mediac?a?o: Larissa Ayumi Sato, jornalista
_________
Fonte: https://www.arapongas.pr.gov.br