Bandidos queimam carro roubado em Cambé na região de Jaguapitã
O presidente interino da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, participou nesta segunda-feira, 24, do V Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O ato contou com a presença do governador em exercício, Darci Piana, do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, além de outras lideranças políticas. O evento discutiu sobre como a integração entre as guardas municipais e as demais forças de segurança pública do Paraná é fundamental para fortalecer o combate à criminalidade, garantindo uma atuação mais eficaz na proteção da população.
Piana disse que o Paraná tem a melhor PM do Brasil e afirmou que a união de forças entre ela e as Guardas Municipais é fundamental. “Precisamos unir forças para que, juntos, possamos fazer mais pelo povo do Paraná. Cada município do Paraná terá orgulho dessa união e do trabalho que desenvolvem”, comentou.
Onofre defendeu que a integralização das GM’s com as demais forças de segurança reduz na prática os índices de criminalidade, além de uma maior valorização desses efetivos em todo o Paraná. “As Guardas Municipais vieram para somar com a segurança pública em todo o estado. A nossa Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal têm o mesmo objetivo de cuidar das famílias paranaenses. Por isso, nós temos que nos unir em prol da população. Tudo isso vem para somar”, falou. Ainda na oportunidade, Onofre citou sobre a funcionalidade das ações integradas em Arapongas, como o canil integrado da GMA com a PM, ações educativas e de conscientização, Plano Municipal de Segurança Pública, além de investimentos na aquisição de viaturas, armamento e capacitações para o efetivo da GMA.
O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, também participaram do encontro. Eduardo lembrou que participou da mobilização para que Governo Federal incluísse as guardas municipais no PPA.
Conselho Estadual
O evento marcou também a aprovação do estatuto do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guardas Municipais do Paraná (Congecep). Também participando do encontro, o secretário municipal de Segurança Pública de Arapongas, Paulo Argati, passa a compor o novo conselho, ocupando o cargo de 1º Tesoureiro. “A criação da primeira diretoria do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guardas Municipais do Paraná traz mais força para o nosso objetivo que é solidificar as GM’s em todo o Paraná”, ressaltou. Criado pela Lei Estadual nº 19.935/2019, o Conesp-PR tem como finalidade elaborar novas diretrizes para as políticas públicas de segurança e de defesa social, com foco na prevenção e repressão da violência e da criminalidade. Além das Guardas Municipais, que passam a ter representatividade no órgão, o conselho é formado por representantes das forças de segurança estadual, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública, além de um representante de entidades e organizações da sociedade e um de entidades de profissionais de segurança pública.
Mais GM
O número de municípios que investem na criação e estruturação de suas guardas municipais tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, existem 37 guardas no Paraná. Outras cidades se mobilizam para criar suas próprias corporações, como Mandaguaçu, Pitangueiras, Almirante Tamandaré, Sengés e Telêmaco Borba.
HISTÓRIA
A Guarda Municipal de Arapongas foi criada em 13 de abril de 2006, conforme lei municipal nº 3276/2006. Sua primeira formação foi em 28 de junho de 2008. Ao longo da história são: 15 anos de formação da 1ª Turma, 13 anos de formação da 2ª Turma e 11 anos da terceira turma formada. Atualmente, o efetivo conta com 81 guardas (11 mulheres e 70 homens), sendo dividida em setores: Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeomonitoramento, Reserva de armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos.
___________
Fonte: https://www.arapongas.pr.gov.br