Arapongas é uma das três finalistas do Prêmio Cidades Sustentáveis 2023 com o Projeto Água Limpa.

Arapongas é um dos destaques do Prêmio “Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2023”, como um dos três municípios finalistas na categoria “Cidades Médias” (de 101 mil a 500 mil habitantes). No eixo ambiental, o município concorre por meio do Projeto Água Limpa, de revitalização das nascentes. Lançado em 2018, o projeto tem a capacidade de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável.

O projeto executa melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água potável e reúne diversos parceiros: Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Emater, ONG Olho D’água, Sanepar, Rotary, Unopar, Fortmag, IAP, IDR, Lions Club e representantes das propriedades que abrigam as nascentes.

Durante a execução das ações, constaram também a limpeza no entorno de rios, com recolhimento de resíduos, além do plantio de mudas de árvores. Aproximadamente 30 nascentes (em regiões urbanas e rurais do município) já foram recuperadas.
“Foram serviços integrados que resultaram em uma grande frente de recuperação de nascentes do nosso município. Chegar entre as cidades finalistas, com cerca de 139 projetos concorrendo, com a participação de cidades de 20 estados brasileiros, somente nesta categoria, comprova a eficiência desse trabalho, que traz qualidade para a nossa água, aliada à preservação do meio ambiente.  É sobre agir no agora para colhermos bons frutos no futuro. Parabenizamos a todos os envolvidos”, comenta o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

EVENTO
Neste sentido, o Prêmio, realizado por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova, visa reconhecer as boas práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O intuito é o de contemplar as administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras rumo ao desenvolvimento sustentável, com resultados concretos e mensuráveis. Além do eixo ambiental, outras categorias também estão inseridas na premiação. São elas: Social (onde Arapongas também enviou o projeto “Hortas Comunitárias”), Econômico e Governança.

No dia 16 de junho, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), será feita a cerimônia de entrega da premiação, durante a abertura da Virada ODS. O evento contará com diversas autoridades do país, representantes dos municípios, lideranças empresariais e da sociedade civil, além de membros do Sistema ONU Brasil. As cidades vencedoras serão divulgadas na cerimônia de premiação. As cidades vencedoras em todas as categorias terão a oportunidade de apresentarem suas boas práticas nas mesas.

VOCÊ SABIA?
80% da área de Arapongas fica sobre mananciais. Além disso, o município conta com 44 nascentes mapeadas, por isso é reconhecida como o berço das águas do Paraná.

_________
Fonte: https://www.arapongas.pr.gov.br

Read Previous

Bandidos arrombam agência dos Correios e levam encomendas.

Read Next

Arapongas lança campanha de combate à violência contra o idoso neste dia 15.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *