Prefeitura de Arapongas autua e pede adequação a granja que opera em Aricanduva

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comunicou nesta quarta-feira (08) a autuação da Granja Farias, que assumiu a antiga Granja Marutani, localizada próximo ao distrito de Aricanduva. Isso porque várias famílias do distrito e de propriedades vizinhas estão reclamando de forte mau cheiro nos últimos dias. “Estivemos no distrito falando com as pessoas e constatando pessoalmente que o mau cheiro incomoda muito. Houve inclusive o relato de pessoas que hoje nem conseguiram almoçar”, afirma o prefeito Sérgio Onofre. Ele determinou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente que sejam tomadas as medidas necessárias para resolver o problema. “Nós precisamos de emprego e valorizamos os empresários que investem em nosso município, mas é nossa função também zelar pela qualidade de vida dos nossos munícipes”, acrescentou o prefeito.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, afirma que a Granja Farias já foi notificada, por conta de reclamações do mesmo tipo, recebendo prazo legal para recorrer da multa e apresentar uma solução. “Foi constatado que eles estavam dispondo os resíduos a céu aberto e de forma a propagar o mau cheiro na região. Eles alegaram que têm as licenças ambientais e que estavam construindo um barracão para armazenagem de esterco. Porém, por uma falha da empresa terceirizada, esse barracão veio a desabar”, explica Renan. O secretário frisa que essa suposta falha por parte de uma empresa terceirizada é problema exclusivo da Granja, que precisa se adequar à legislação para seguir funcionando sem causar transtornos ao meio ambiente e às famílias que vivem na região.
Segundo ele, o auto de infração ambiental lançado pelo Município contra a granja pode resultar em pesada multa. “Além disso, estamos comunicando o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que também sejam tomadas as providências na esfera estadual”, finaliza o secretário.


FONTE :-  Prefeitura Municipal de Arapongas

Read Previous

Exame de Bolsonaro para Covid-19 dá positivo e presidente diz que está ‘perfeitamente bem’

Read Next

São mais de 700 profissionais na batalha contra a Covid-19 em Arapongas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *