Arapongas põe em funcionamento a primeira escola municipal cívico-militar do Paraná

Nesta segunda-feira, 02, a Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul, implementou oficialmente a disciplina cívico-militar em sua grade curricular. A solenidade seguiu os protocolos sanitários devido à pandemia da Covid-19 e contou com a participação do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do vice-prefeito, Jair Milani, do secretário da Educação, o professor Peta, do deputado federal Pedro Lupion (DEM), demais autoridades e representantes da comunidade.
A Escola Maria Hercília é a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano. Ao todo, 383 alunos com idade entre 06 a 10 anos terão a nova disciplina, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar, explica que o modelo conta com preceitos fundamentais para atingir uma educação de excelência, visando uma formação intelectual, ética, cívica e moral. “É a união do ensino tradicional aliado a uma doutrina dentro da filosofia militar, para que eles sejam disciplinados na escola e em casa, levando em consideração que os pais devem ser as primeiras autoridades a quem eles devem respeito. O objetivo é formar cidadãos conscientes para viver em sociedade”, disse.
O secretário da Educação, professor Peta, falou da importância que a data traz para o setor. “Essa implementação foi possível pelo engajamento pessoal do prefeito Sérgio Onofre e também pelo apoio de toda a equipe. Um projeto inovador e que fará a diferença na vida de nossos alunos e da comunidade. Esse é apenas o começo de um futuro ainda mais promissor para os nossos estudantes”, ressaltou.
Pedro Lupion também falou sobre a satisfação de poder acompanhar esse marco para a educação de Arapongas. “Fui um dos primeiros a apoiar essa ideia proposta pelo prefeito. A zona sul de Arapongas merece a nossa atenção e investimentos e assim tem sido feito pela atual administração. Tenho essa parceria importante com a Prefeitura de Arapongas, tendo portas abertas em Brasília, colaborando com a vinda de recursos. Esse modelo da escola cívico militar na rede municipal preza pela volta dos valores e da disciplina. Parabéns a todos os envolvidos”, falou. Lupion ainda mencionou a possibilidade da vinda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para Arapongas, ainda neste mês, para conhecer de perto o novo modelo cívico-militar e demais investimentos na educação.
O prefeito Sérgio Onofre disse ser um dos dias mais felizes da atual gestão e que o objetivo é estender a nova disciplina em todas as escolas de Arapongas a partir do ano que vem. “Uma nova história está sendo escrita na educação. Uma semente que plantamos aqui na Escola Maria Hercília e que gerará bons frutos. O ensino cívico-militar resgata valores que por vezes são esquecidos. Como por exemplo, pedir a bênção aos pais, além de fortalecermos o respeito aos professores e todos os profissionais da escola, aos colegas, ao ambiente escolar. Uma criança aprendendo desde cedo tais valores vai se tornar um adulto com caráter”, reforçou.
Ainda durante o evento, os alunos vestidos com as novas fardas se apresentaram para o público, sob o comando do monitor de ensino, o subtenente Valdinei. Integra também o grupo disciplinar cívico-militar o cabo Luciomar.
Participaram também secretários municipais, a diretora da Escola Maria Hercília, Nágila Georgina Depetris Santos e as coordenadoras pedagógicas, o presidente da Câmara, vereador Rubão, demais vereadores, o Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM), tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima, comandante da 7ª CIPM, Israel Aparecido de Carvalho, comandante P6 do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Londrina, tenente-coronel Humberto Cavalcante, representantes do Corpo de Bombeiros, vice-prefeito de Pitangueiras, Délcio Galhardo Júnior, representantes da Maçonaria, do Conselho de Segurança e outras lideranças.


FONTE :-  Prefeitura do Município de Arapongas

Read Previous

Cantor Giovani, da dupla com Gian, sofre acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra

Read Next

Arapongas abre vacinação para pessoas com 23 anos a partir desta quinta-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *