Bandidos queimam carro roubado em Cambé na região de Jaguapitã
Medida ficou suspensa por 41 meses diante de pandemia da Covid e dificuldade financeira de famílias. Corte é feito após aviso prévio e possibilidade de renegociação.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta quarta-feira (31) que vai retomar o corte do fornecimento de água para clientes com dívidas atrasadas em 48 dias (entenda abaixo). A medida entra em vigor a partir de 12 de junho.
Em janeiro de 2020, a Sanepar deixou de interromper o abastecimento para clientes inadimplentes. Inicialmente, a decisão aconteceu por conta da pandemia da Covid-19 e, depois, pelos impactos econômicos sobre as famílias, segundo a companhia.
A partir do dia 12, clientes com dívidas atrasadas receberão aviso prévio e comunicações antes do corte de água. Será possível renegociar as dívidas.
O programa de refinanciamento, chamado de Replic, possibilidade pagamento de faturas em atraso com prazo de até 60 meses.
A Sanepar também oferece o programa Água Solidária, com descontos na tarifa para famílias que se enquadram nos requisitos. É possível se cadastrar mesmo quem tem dívidas em atraso.
Além do atendimento presencial, negociações de dívidas podem ser feitas pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site e pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.
Como funciona o aviso prévio
De acordo com a Sanepar, o processo até o corte de água ocorre da seguinte forma:
- Quando o cliente tem uma fatura em aberto, 15 dias após o vencimento, um primeiro aviso de débito é feito;
- Após 16 dias do primeiro aviso, um segundo alerta é enviado por meio da colocação de uma fita adesiva no cavalete, ainda sem suspensão do abastecimento;
- Após 18 dias da colocação da fita, se não for feita a renegociação ou não houver manifestação do cliente, a Sanepar fará o corte.
Cuidados para evitar golpes
A Sanepar reforçou, ainda, que todas as cobranças pelos serviços da empresa são feitas diretamente na fatura mensal, inclusive de negociações de dívidas.