DPE lança programa de exame gratuito de DNA para pais que querem reconhecer filhos no PR.

Iniciativa pretende combater altos índices de registros de nascimento sem o pai na certidão de nascimento. Em 2023, quase 5% das crianças nascidas no Paraná não têm nome do pai no registro de nascimento.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lançou na terça-feira (30) o programa ‘(Re)Conhecendo Direitos’ que passa a oferecer gratuitamente teste de DNA para pais que queiram reconhecer os filhos voluntariamente no Paraná.

De acordo com o defensor público e um dos coordenadores do projeto, Matheus Munhoz, o objetivo da iniciativa é reduzir os índices de registros de nascimentos sem o nome do pai no estado e também garantir direitos, deveres, obrigações e benefícios que vêm a partir da confirmação do parentesco.

“Visa combater os altos índices de registros de nascimento sem o pai na certidão de nascimento. […] Um programa que vai trabalhar fortemente a parentalidade responsável, desde a sua conscientização, até a regularização do exame de DNA e posteriormente todas as obrigações, direitos e deveres que surgem a partir deste reconhecimento”, frisou o defensor.

 

Read Previous

Mulheres ficam gravemente feridas em acidente com motorista bêbado

Read Next

Sanepar retoma corte do fornecimento de água por falta de pagamento a partir de 12 de junho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *