Morre em Arapongas Zilda Oiko aos 51 anos após luta contra o câncer

A araponguense fazia parte da Paróquia Santo Antônio de Pádua e também era membro do Cursilho; sua morte gera grande comoção

O falecimento de Zilda de Jesus Machado Oiko aos 51 anos após luta contra o câncer causa grande comoção em Arapongas,  no norte do Paraná. Ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Norte do Paraná (Honpar), mas não resistiu aos graves avanços da doença e morreu na noite desta quinta-feira (29).

A reportagem do TNOnline conversou com a família de Zilda, que informou que ela enfrentava um câncer no sistema nervoso central. A araponguense já havia batalhado e vencido um câncer de mama há cinco anos, no entanto, no final do ano passado, começou a sentir muitas tonturas e acabou descobrindo novamente a doença.

Ainda conforme relato dos familiares, Zilda teve uma piora no quadro no início desta semana. Ela apresentou crises respiratórias e foi levada para o Honpar por uma ambulância do Samu durante a noite de terça para quarta-feira (27 e 28). Os médicos diagnosticaram uma pneumonia e, apesar do tratamento intenso, Oiko precisou ser transferida para a UTI, onde foi entubada e sofreu paradas cardíacas.

Zilda Oiko faleceu por volta das 23 horas desta quinta-feira (29). O corpo está sendo velado na Capela do Prever, em Arapongas. Até o momento desta publicação, local e horário do sepultamento ainda não havia sido definido.

Luto e comoção

A morte de Zilda gera grande comoção entre amigos, familiares e membros da Igreja Católica. A araponguense fazia parte da Paróquia Santo Antônio de Pádua e também era membro do Cursilho.

“Hoje o céu está em festa. Nossa querida amiga cursilhista, que fez tanto pelo movimento de cursilhos, uma verdadeira cristã comprometida. Que Jesus Cristo e Nossa Senhora a receba de braços abertos”, lamentou o perfil oficial do Cursilho da Diocese de Apucarana no Facebook. A Paróquia também comunicou o falecimento nas suas redes sociais: “Com tristeza informamos o falecimento da Zilda, esposa do Adalto. Na certeza de que Deus a receba na glória celeste, nos unimos em oração neste momento, por seus familiares e amigos. Receba a luz de Cristo, Zilda!”.

Amigos de Zilda também publicaram seus últimos adeus. “Tanto fez pela igreja, pelas pastorais hoje partiu para a glória, missão cumprida. Deus dê um bom descanso a ela e conforto a todos seus familiares e amigos”, escreveu uma. “Que tristeza!! Meus sentimentos a toda família, uma grande perda, uma pessoa super querida e pronta para ajudar”, disse outra.


FONTE :-  tnoline.uol.com.br

 

Read Previous

Em Paranacity, homem armado invade residência e morre em confronto com a PM

Read Next

Acidente com Van Escolar na cidade de Bandeirantes – Pr

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *