Gol assina acordo para aquisição de 250 ‘carros voadores elétricos’

OPERAÇÃO DEVE TER INÍCIO EM MEADOS DE 2025

Gol (GOLL4) terá malha de aeronaves elétricas do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical), com previsão de início de operações em meados de 2025. A companhia aérea assinou, em conjunto com o Grupo Comporte, do acionista controlador, protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves.

“O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da GOL para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL“, conforme o comunicado, citando o modelo criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). “A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso”, diz em nota, destacando a tecnologia de ponta com parceiros e fornecedores renomados, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay.

Para a parceria, será feito estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. “A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025”, conclui.


FONTE :-  investnews.com.br

Read Previous

Agência do Trabalhador de Arapongas divulga 75 vagas de emprego

Read Next

Em Ivaiporã uma menina de 14 anos sofre assédio em ponto de ônibus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *