Adolescente de 16 anos é encontrada morta na casa do avô em Faxinal

A cidade de Faxinal ficou muito consternada na tarde deste domingo (24) com o falecimento da estudante Maria Eduarda Guides, de apenas 16 anos. De acordo com a Polícia Civil, ela foi encontrada morta na casa do avô materno.

Amigos da estudante afirmaram que ela “era linda não só por fora, mas também no espírito”. O investigador Fernando Serpe, da Polícia Civil de Faxinal, e uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana estiveram no local do fato.

O corpo da adolescente foi encaminhado ao IML de Apucarana para exame de necropsia. Ela teria tirado a própria vida, mas os detalhes não foram divulgados. Várias mensagem foram postadas nas redes sociais, desejando “que Deus possa confortar os familiares da estudante”. Também enviaram fotos, como a que foi postada nesta matéria.

Em Apucarana, um rapaz de 22 anos também tirou a própria vida neste domingo. O ato extremo aconteceu na residência do pai, situada na Avenida Aviação, no Jardim Aviação. O corpo também foi levado ao IML.

Tal fenômeno que ocorre em todas as regiões do mundo. Estima-se que anualmente mais de 800 mil pessoas morram por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida.

Segundo especialistas em psiquiatria e psicologia, é imprescindível informar e sensibilizar a sociedade de que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido.

Como reduzir o número de casos:

– Promover suporte e reabilitação a pessoas com comportamento suicida.
Melhorar o diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar, etc).

– Aumentar a atenção a profissionais da saúde sobre o tabu existente em relação aos transtornos mentais e tentativas de suicídio (infelizmente muitas pessoas que são internadas por tentativa de suicídio são tratadas de forma pejorativa por alguns profissionais da saúde, claro que não são todos, mas infelizmente ainda há muitos).

– Identificar e reduzir a disponibilidade de instrumentos para o comportamento suicida (armas de fogo, excesso de remédios, etc).

– Subsidiar a mídia sobre como apresentar a notícia do suicídio, sem romantizá-la e destacar os detalhes, mas antes focar na divulgação de serviços de atendimento.

– Promover suporte aos amigos e familiares de pessoas que se suicidaram.
Trabalho constante de conscientização nas escolas, inclusive dentro dos currículos escolares sobre o respeito, necessidade de acolhimento e orientações sobre os serviços de suporte e atendimento.

Sinais de alerta:
– Isolamento
– Irritabilidade
– Piora no rendimento escolar
– Uso de álcool e drogas
– Outra mudança considerável de comportamento
Como agir:
– Não tenha medo de falar, perguntar e mostrar que se importa
– Seja franco e direto
– Conversar gera alívio, mesmo que o jovem recuse num primeiro momento, insista
– Se avaliar que é necessário, busque ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra.


Fonte :-  apucarananews.com.br

Read Previous

Saque do FGTS para não clientes da Caixa nascidos em junho e julho começa hoje

Read Next

Mais uma adolescente de 16 anos é encontrada morta, dessa vez em Apucarana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *