Bandidos queimam carro roubado em Cambé na região de Jaguapitã
Em uma parceria da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com o poder judiciário do município, foi que alunos da Rede Municipal de Ensino – 4º e 5º anos, foram premiados na primeira etapa do Concurso “A escola no combate ao trabalho infantil” e também “Combate à evasão escolar”, proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Coordenadoria Regional e Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O prêmio “MPT na Escola 2023” consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas públicas em todo o país. A solenidade foi realizada na última terça-feira (20), no Centro da Pastoral Divino Mestre, contando com a presença da secretária municipal de Educação, Cristiane Pablos Rossetti, secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, do juiz da Vara da Infância e da Juventude (Comarca de Arapongas), Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, do promotor de Justiça – 2ª Promotoria do Ministério Público, Dr. Marcos Vinicius Pezenti, demais secretários municipais, vereadores da base aliada, diretores e professores, além de alunos e familiares.
Em Arapongas, cinco escolas municipais desenvolveram atividades com os alunos alusivas aos temas. Foram elas: Escola Municipal Rural Duque de Caxias, Escola Municipal Colônia Esperança, Escola Municipal Aricanduva, Escola Municipal Albor Pimpão e Escola Municipal Padre Chico. Com a ajuda dos professores, os alunos desenvolveram materiais em diferentes categorias, como: desenhos em cartolina, músicas, poesias e contos. Todo o material foi analisado por meio de uma comissão julgadora, composta pela secretária de Governo, Lúcia Golon, secretário de Segurança, Paulo Argati, assessoria de Comunicação e demais representantes da Educação, que elegeu dois trabalhos em cada uma das categorias. “Foram ações conjuntas e de conscientização. Envolvendo alunos, professores e família. Ficamos surpreendidos com todos os trabalhos e, chegamos aos finalistas. Tudo passou por uma comissão julgadora. Mas o mais importante, foi a mensagem passada a cada um dos nossos alunos, para uma maior conscientização e mobilização contra o trabalho infantil e também evasão escolar. Nós como município, junto ao poder judiciário, estamos atentos à essas questões”, frisou Rossetti.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude (Comarca de Arapongas), Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, também explanou sobre a importância de medidas integradas. “ São questões urgentes e que precisam ser tratadas de forma comprometida. É importante essa ampla rede, envolvendo o legislativo, executivo e judiciário. Não podemos permitir situações de trabalho e exploração infantil, nem mesmo que as crianças e adolescentes estejam fora das escolas”, enalteceu.
Veja a classificação:
Prêmio “MPT na Escola 2023”
CATEGORIA “CONTO”
Aluna: Lydia Caroline dos Santos Pietro – 4º Ano – A
Título: “Ser Criança”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Aluna: Sofia Cristina Moura – 5º Ano – A
Título: “Os Viajantes”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Professora: Eloise Dugolin
Professora: Graiciely Caetano da Silva
CATEGORIA “MÚSICA”
Alunos: Arthur Zandomenighi Garcia, Letícia Santos, Miguel Buch, Miguel de Oliveira e Emanuela Borges – 5º Ano – A
Título: “O Trabalho Infantil”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Alunos: Heloisa Souza, Kallyne Rocha, Ana Júlia Campos – 4º Ano – A
Título: “Fazer Diferente”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Professora: Eloise Dugolin
Professora: Graiciely Caetano da Silva
CATEGORIA “POESIA”
Aluno: Luis Miguel Campos – 4º Ano – A
Título: “Sonho de Infância”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Aluna: Sofia Moura – 5º Ano – A
Título: “Quero sua atenção”
Escola M. Rural Duque de Caxias
Professora: Eloise Dugolin
Professora: Graiciely Caetano da Silva
CATEGORIA “DESENHO”
Aluna: Anny Ribeiro – 4º Ano – A
Professora: Valdirene Ribas
Escola M. Aricanduva
Aluno: Santiago Nunes – 5º – A
Professora: Lucia de Souza
Escola M. Aricanduva