Metade dos portadores de diabetes não sabem que têm a doença

Entenda as diferenças entre diabetes 1 e 2

A diabetes surge quando o organismo não consegue quebrar as moléculas de glicose provenientes da ingestão de açúcares, tarefa realizada pela insulina. Quando há deficiência nesse processo, a taxa de açúcar no sangue fica muito alta e é preciso acelerar a absorção da glicose. É o que acontece de maneira mais intensa nos portadores do tipo 1: o sistema imunológico ataca as células que sintetizam a insulina. Nesses casos, a reposição precisa ser feita diariamente, por meio de injeções.

Na diabetes tipo 2, a reposição de insulina nem sempre é necessária. A mudança no estilo de vida serve para tratar e controlar a doença, e isso vale para os dois tipos. “Mesmo nos casos em que é utilizada alguma medicação para controle glicêmico, a atividade física regular e uma alimentação adequada são excelentes aliados. Diminuem a necessidade de múltiplas medicações ou possibilitam o uso de doses menores desses remédios”, detalha Marina.

Falta de diagnóstico é desafio

Pelo menos metade dos brasileiros tem diabetes e não sabe, segundo informações do Ministério da Saúde. É uma doença silenciosa, na maioria das vezes assintomática, mas alguns sinais merecem atenção. “Quando está muito descompensado, o diabetes pode ocasionar perda de peso, muita sede, aumento da quantidade de urina e sintomas como fraqueza, cansaço, visão turva, dor nas pernas e nos pés”, alerta Marina.

Sem controle e sem tratamento, a doença dá origem a problemas graves de saúde, como cegueira, perda de sensibilidade nas pernas e pés, perda da função dos rins e doenças cardiovasculares. A endocrinologista da Clinipam reforça a importância de fazer o acompanhamento do índice glicêmico em check-ups de saúde, já que ele é uma das ferramentas para o diagnóstico. “Por meio do exame de sangue em jejum, os médicos analisam os valores de glicemia no sangue. Também há exames de tolerância oral à glicose. Há uma tabela de referência desses índices que pode indicar um quadro de pré-diabetes também”. Nesses casos, há como prevenir o desenvolvimento da doença com cuidados na alimentação e a inserção de atividades físicas na rotina. “Dieta, atividade física e perda de 5% a 10% do peso inicial são mais eficazes do que medicações na prevenção da progressão do quadro”, aponta Marina.

Mês da conscientização

Novembro não é somente o mês da prevenção ao câncer de próstata. Também foi escolhido para simbolizar a luta contra o diabetes. O aumento nos casos da doença no Brasil pode ser revertido por meio de ações simples de conscientização, como testes de índice glicêmico e revisão de hábitos. Vale ressaltar que o sobrepeso tem relação direta com o surgimento do diabetes, já que entre 80% e 90% dos diagnósticos do tipo 2 são em pessoas que estão na faixa de obesidade.

A Organização Mundial de Saúde estima que até 2025 o Brasil vai ser o quarto país mais obeso do mundo. Alimentos industrializados, ricos em sal, gordura e açúcares aumentam a glicemia no sangue e, junto com o sedentarismo, são os grandes responsáveis por boa parte dos casos de diabetes. Por isso os médicos não cansam de bater na tecla da mudança de hábitos no dia a dia: a conscientização sobre o diabetes pode salvar vidas.

Direção Clinipam:
Dr. Gilton Guilgen: CRM 6838
Dr. Cadri Massuda: CRM 6310


Fonte :  g1.globo.com

Read Previous

Em Arapongas – UBS’s realizam ações do Novembro Azul. Vejam as datas e locais

Read Next

Golpe do Bilhete Premiado – Idosa perde R$ 55 mil em Arapongas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *