Em 2024, a Prefeitura de Arapongas alcançou o Selo Diamante no Radar da Transparência Pública. Anteriormente classificada no nível elevado/intermediário, a cidade agora atinge o mais alto nível de transparência, com avaliação de 95% a 100%. O selo é instituído pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracon) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
“A transparência na administração pública é um direito do cidadão e um dever do gestor público e de toda a equipe. Cumprimentamos todos os servidores que participaram dessa etapa de avaliação, fechando nosso mandato com uma conquista tão importante”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.
Para o secretário Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública, Henrique Filetti, esse marco reflete um trabalho intenso e coordenado para garantir um governo mais aberto, acessível e responsável. “Além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Para controlar, é preciso ter acesso às informações e saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos”, afirma Filetti. Ele frisa que se trata de um esforço conjunto de diversas secretarias municipais, o que foi fundamental para transformar essa visão em realidade.
A Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública foi responsável pela supervisão e orientação de todos os setores envolvidos na avaliação da transparência pública. As principais secretarias avaliadas são: Secretaria de Administração (Diretoria de Tecnologia e Informação), que implementa sistemas e tecnologias para facilitar o acesso aos dados; Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Ippasa (Instituto de Previdência e Pensões dos Servidores Municipais de Arapongas), Secretaria de Finanças, Secretaria de Obras e Secretaria de Planejamento. Filetti explica ainda que os níveis de transparência do Radar da Transparência Pública vão de “Inexistente” a “Diamante”.
“Nossa cidade agora está no topo da classificação. Isso significa um compromisso de 95% a 100% em transparência, oferecendo à população uma visão completa das ações e investimentos da Prefeitura. Um compromisso assumido lá atrás pelo prefeito Sérgio Onofre, que deixa como legado um governo transparente e de fácil acesso a todos”, finaliza Filetti.
Fonte: TN Online