Como surgiu o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora de Aparecida

Santa foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei em 1980.

Você sabe qual a origem do feriado de 12 de outubro no Brasil ?

Escolha da data

Nossa Senhora de Aparecida já havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três fatores:

  1. pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;
  2. porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul;
  3. e por ser Dia das Crianças.

Feriado

O feriado, no entanto, veio com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a Lei que declarava a data como feriado nacional.

Santuário

Já a Nova Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente como Santuário Nacional de Aparecida em 1984 pela CNBB.

Oxum

No sincretismo religioso, Nossa Senhora de Aparecida é associada à orixá Oxum, como explica o Babalawo Ivanir dos Santos.

“O fato de Nossa Senhora de Aparecida ter sido achada em um rio e Oxum, na Nigéria, também em um rio, fez com que o sincretismo religioso fosse vinculada a imagem delas por conta disso”, disse.

Apesar da associação com a Aparecida, Oxum é celebrada em outra data, no dia 8 de dezembro, na umbanda. Ela é ligada à fertilidade e a crianças.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é mais antigo que o Dia da Padroeira. A data, que originalmente foi chamada de “dia de festa da criança ”  foi oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. Porém, o dia não é um feriado.

Por que ‘Aparecida do Norte’ ?

O “complemento” informal ao nome oficial do município paulista, que se chama somente Aparecida em homenagem à Santa, tem origem na instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa pela cidade e começou suas operações em 1877. A princípio, ela era chamada de Estrada de Ferro do Norte.

Além da ferrovia, a localização “ao norte” da capital São Paulo, de onde partiam os visitantes rumo ao Rio de Janeiro, ajudou a reforçar o nome informal de “Aparecida do Norte”.


FONTE :-   g1.globo.com

Read Previous

Família procura por criança desaparecida em Arapongas

Read Next

Acidente entre Jandaia e Mandaguari, causou uma morte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *