Projeto Água Limpa segue restaurando minas em Arapongas

O Projeto Água Limpa continua na sua missão de preservar minas e nascentes no município. Desta vez, na propriedade de Jaime Mariano Gonçalves (Pesqueiro Pantanal), onde duas nascentes receberam as medidas de proteção utilizando a tecnologia de solo-cimento. Os trabalhos tiveram a participação da equipe da Secretaria da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), através da engenheira agrônoma Vicky Vergara e Jacídio da Silva, sob orientação do extensionista Ricardo Augusto da Silva (Emater), estudantes do campus do Instituto Federal do Paraná em Arapongas, sob a coordenação da professora Francieli Vidotto, e com auxilio do agricultor Ivair Renato Franco.

“Primeiramente, foi realizada uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas. Logo em seguida, foram depositadas em toda área das nascentes pedras irregulares – pedra ferro, sem fundo amarelo – visando realizar o processo de filtração física da água”, explica Ricardo Augusto da Silva. Em seguida, fez-se a colocação dos canos ladrões, de abastecimento das caixas d’água. Por fim, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento (três partes de solo para uma parte de cimento).

O Projeto Água Limpa foi lançado em Arapongas em novembro do ano passado. A ideia foi trazer para o município um projeto capaz de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. O projeto busca a melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água potável e reúne parceiros como a Sanepar, Emater, Prefeitura de Arapongas (através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente), Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Unopar, Fortmag, Granjeiro, Seara, Rotary, empresas e produtores rurais.


Fonte –  tnoline.uol.com.br

Read Previous

Mãe e filho são resgatados de casa que desabou em Curicica, Zona Oeste do Rio

Read Next

Santa Casa de Arapongas recebe repasse de R$2 milhões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *