Violência contra a mulher, 05 ocorrências em apenas uma semana

A violência contra as mulheres é uma triste realidade e precisa ser combatida. Nos casos de violência doméstica e familiar (física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral), Arapongas conta com atendimentos especializados, entre eles a Patrulha Maria da Penha – por meio da Guarda Municipal e a Delegacia da Mulher que reforçam um chamado importante: a denúncia. Segundo informações da Delegacia da Mulher de Arapongas, nesta semana cinco ocorrências no âmbito de violência doméstica foram registradas. Em uma delas, houve o registro de um feminicídio. Uma mulher de 36 anos foi morta pelo companheiro no último dia 7, em uma residência no Conjunto Araucária I. O autor do crime foi preso. “Infelizmente, tivemos o registro desse feminicídio e outros quatro registros de violência doméstica, como vias de fato e ameaças, em um curto espaço de tempo. A atuação da Delegacia da Mulher é investigativa e temos seguido com rigor neste sentido. Reforçamos que as vítimas têm que denunciar, elas não devem esperar. Aconteceu o fato, elas devem ligar para a Polícia Militar, Guarda Municipal ou procurar a Delegacia da Mulher, tomando todas as cautelas possíveis.  Temos muitos casos de vítimas que nos procuraram depois de 15 dias e até meses de quando foram ameaçadas. E com isso, por vezes, não conseguem se lembrar do teor da ameaça, o que dificulta a nossa investigação”, relata a Delegacia da Mulher de Arapongas, Dra Thaís Orlandini Pereira.

Canais de denúncias – Em casos de violência contra a mulher, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 3278-2209 (Delegacia da Mulher) por envio de mensagem no WhatsApp. Polícia Militar 190, nos casos em que não houver medida protetiva. Guarda Municipal (GM) 153 ou 0800-645-9060, nos casos em que houver medida protetiva. A GM conta também com o aplicativo para celular Android “GM 153 Arapongas”, onde é possível clicar na aba “denúncias”, seguido de “ descumprimento de medida protetiva”.

Patrulha Maria da Penha – Conforme dados do programa Patrulha Maria da Penha, de janeiro a agosto de 2020 foram executados 206 atendimentos; 135 novas visitas; 60 visitas de retorno; 11 descumprimentos com prisões em flagrante; nove descumprimentos de medida protetiva sem flagrante; 13 relatos de descumprimento; duas solicitações de revogação de medida protetiva; oito acionamentos do botão do pânico; 66 encaminhamentos para serviços vinculados (Creas, saúde, Fórum ou Delegacia) e 16 orientações/ assistência. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, enfatiza que quanto maior a divulgação, melhor acesso às vítimas e o restante da população terão para denunciar esses crimes. “ A divulgação dos canais para denúncias de violência doméstica está em diversos pontos estratégicos do município. Não podemos nos calar diante de situações que envolvem a violência contra à mulher. A denúncia é importante para monitoramento dos casos, segurança as vítimas e medidas cabíveis contra os agressores”, afirma. A Patrulha Maria da Penha tem reforçado também a campanha: “ “E você, Homem? Sabia que é possível ter um relacionamento saudável? Sem uso de violência? Reflita sobre sua vida, e peça ajuda nos serviços especializados de sua comunidade”. A mensagem tem ligação com o projeto de reabilitação para autores de violência doméstica e familiar (SIGA), que conta com a parceira da Prefeitura de Arapongas, em conjunto com a 1ª e 2ª Varas Criminais do município, implantado em 2017.


FONTE :-  Prefeitura do Município de Arapongas

 

Read Previous

PF prende maringaense que aplicava golpes em site de compras

Read Next

Prefeitura de Arapongas divulga resultado das provas práticas do Concurso Público

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *