Deputada denuncia apologia ao nazismo em colégio de Arapongas

Carol Dartora (PT) divulgou prints de aula de história no Colégio Marquês de Caravelas com símbolos do nazismo; NRE nega acusação

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) denunciou em suas redes sociais, neste domingo (8), um suposto caso de apologia ao nazismo que teria ocorrido no Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas, em Arapongas, no Norte do Estado. Em nota, o Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, negou qualquer intuito de “enaltecer” o regime de Hitler e rebateu a acusação.

Segundo a parlamentar, uma professora de história do estabelecimento de ensino fez um trabalho com a exposição da figura de Hitler e de símbolos nazistas durante aula sobre a Segunda Guerra Mundial. A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil.

“Além de expor a figura de Hitler na escola com alunos representando o seu exército, ela ainda os levou para entrevistar a filha de um soldado nazista”, publicou a petista, reproduzindo prints sobre uma publicação feita nas redes sociais pelo grêmio estudantil do colégio, com incorporação na página da escola.

Carol Dartora também cobrou explicações sobre o fato de o post ter sido curtido pelo Núcleo Regional de Educação, de Apucarana.

A reportagem do TNOnline não encontrou mais os posts nas duas páginas neste domingo (8).

O diretor do Colégio Marquês de Caravelas, Nilson Martins Ribeiro, foi procurado pelo TNOnline e afirmou que ficou sabendo da denúncia neste domingo (8) pela reportagem. Por isso, ele afirmou que a situação seria analisada juntamente com o NRE e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e, nesta segunda-feira (9), uma resposta seria enviada à imprensa.

O chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa, também foi procurado pelo TNOnline e disse que não tinha conhecimento da denúncia e da curtida, que teria sido feita pelor setor de comunicação do Núcleo. Posteriormente, ele enviou a seguinte nota de esclarecimento:

O Colégio Estadual Marquês de Caravelas e o Grêmio Estudantil do Colégio Marquês de Caravelas, de Arapongas, postaram uma reportagem em seus perfis apresentando um trabalho sobre a Segunda Guerra Mundial. Ressaltamos que o trabalho desenvolvido não se trata de uma apologia a qualquer regime, mas sim uma tentativa de detalhar os horrores da Segunda Guerra Mundial para que tais eventos sombrios nunca mais se repitam.

Este trabalho, intitulado como Segunda Guerra Mundial, é uma obra de extensa pesquisa e reflexão, que busca iluminar os acontecimentos que marcaram a era do nazismo. É importante esclarecer que este projeto não glorifica de forma alguma o nazismo, mas, em vez disso, busca promover uma compreensão mais profunda do que aconteceu durante esse período da história mundial.

O NRE de Apucarana curtiu a publicação, não por fazer apologia a Nazismo, mas por acreditar que a educação é uma ferramenta poderosa para prevenir a repetição de tragédias como o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Este trabalho não apenas detalhou os horrores do passado, mas também buscou inspirar uma reflexão crítica sobre como podemos promover a tolerância, a compreensão, a paz no presente e no futuro.”

__________
Fonte: https://tnonline.uol.com.br

Read Previous

Igreja de Arapongas é invadida e R$ 500 em doações são furtados

Read Next

Arapongas Fest 2023 traz dupla Mato Grosso & Mathias nesta segunda-feira (09)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *