Corpus Christi: saiba o que é e como a descrença de um padre influenciou celebração.

Padre Juarez Rangel, coordenador geral da festa de Corpus Christi em Curitiba, conta que data surgiu a partir de um milagre.

O feriado de Corpus Christi é explicado a partir de diferentes histórias, mas uma delas chama a atenção por tratar, segundo a igreja, de um milagre registrado após a descrença de um padre durante uma celebração religiosa.

A expressão Corpus Christi vem da língua latina e significa corpo de Cristo. No calendário católico, é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Conforme a Arquidiocese de Curitiba, durante a última ceia com os apóstolos, Jesus mandou que celebrassem a lembrança dele comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue.

Tradição nasceu na Itália

 

Padre Juarez Rangel, coordenador geral da festa de Corpus Christi em Curitiba, explica que durante uma procissão no norte da Itália um sacerdote se questionou sobre a presença de Cristo durante a eucaristia.

Segundo Rangel, neste momento, o corporal, uma espécie de toalha usada na celebração, ficou ensanguentado.

A partir de então, a Igreja Católica passou a realizar procissões com o objetivo de celebrar “o corpo e o sangue de Cristo”.

‘Jeitinho’ brasileiro

 

Padre Juarez explica que no início não existiam os tradicionais tapetes de Corpus Christi, como são conhecidos hoje, mas casas e altares eram enfeitados durante a data.

Com o passar dos anos, a tradição chegou ao Brasil e, no país, a população passou a decorar tapetes para as procissões.

Segundo Rangel, o primeiro tapete foi feito na cidade de Mariana, em Minas Gerais, mas em seguida, se espalhou rapidamente para outras regiões, ganhando ainda mais cor.

“Com o passar do tempo, foi ganhando expressão, força. [Hoje], é a nossa expressão viva em Jesus eucarístico que caminha sobre os tapetes construídos por nossas mãos”, comenta.

Corpus Christi em Curitiba

 

O feriado de Corpus Christi é nesta quinta-feira (8) e em Curitiba são esperadas 120 mil pessoas.

De acordo com a prefeitura, a programação começa às 8h com a montagem dos tapetes coloridos na Rua Barão do Serro Azul e na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Ao todo, serão dois quilômetros das duas vias cobertos por 116 tapetes montados por 4 mil voluntários. O trânsito na região fica bloqueado.

Às 9h, o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Reginei Modolo, conhecido como Dom Zico, percorrerá hospitais e instituições sociais levando o ostensório com a hóstia sagrada.

Às 14h, haverá shows no palco montado em frente à Catedral, na Praça Tiradentes.

Em seguida, às 15h, será celebrada a Santa Missa por dom José Antonio Peruzzo e animada pelo padre Reginaldo Manzotti.

De acordo com a prefeitura, a procissão começa às 16h15 até a Praça Nossa Senhora de Salette, onde, às 18h30, haverá show do padre Reginaldo Manzotti.

________

Fonte: https://g1.globo.com

Read Previous

Confira as empresas participantes da Megafeira 2023, que começa nesta quarta (07).

Read Next

Secretaria de Esporte oferta aulas de Mini-Handebol aprovada pela Confederação Brasileira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *