Novo ciclone pode atingir o Paraná, com ventos de até 80 km/h.

Um novo ciclone pode atingir o Paraná nesta semana. É que uma nova frente fria se aproxima da região Sul do Brasil, acompanhada de ventos que podem chegar a até 70 ou mesmo 80 quilômetros por hora, menos que os 100 km/h registrados na última semana, mas ainda o suficiente para causar estragos.

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (6 de julho), o meteorologista Lizandro Jacóbsem, do Simepar, explicou que o fenômeno climático deve ter menor força do que aquele que atingiu o Paraná na última terça-feira, 30 de junho. De toda forma, há possibilidade e capacidade de o evento climático, que deve chegar entre terça e quarta-feira ao Sul, causar mais danos.

A expectativa, por ora, é que as cidades mais ao Sul do Paraná, próximas da divisa com Santa Catarina, sejam as mais impactadas, com temporal e vento forte.

“A frente fria atinge principalmente a metade Sul do Estado, desde o Litoral até a Região Oeste. A previsão para o Paraná é de chuvas moderadas nessas regiões, acompanhadas de raios e ventos entre 50 km/h e 60 km/h, talvez algumas rajadas mais fortes, mas sem chegar aos 100 km/h como na semana passada”, explica outro meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

O que é

Os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície. O desta semana vem associado de duas frentes: uma fria, que atinge o Estado, e outra quente, que se desloca para o oceano. “Esses fenômenos acontecem todo ano e são mais fortes nesta época”, afirma Kneib.

Previsão do tempo

Em Curitiba, a previsão do SImepar é de uma semana com um pouco mais de calor até quarta-feira (8 de julho). Nos próximos dias, a temperatura na capital paranaense deve variar entre 14ºC e 25ºC. Depois desse dia, porém, a expectativa é de forte resfriamento, com a temperatura variando entre 6ºC e 21ºC até o dia 13 de julho.

Estragos

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o temporal de semana passada afetou aproximadamente 27 mil pessoas em 83 municípios. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas. Cerca de 5,3 mil casas foram danificadas e 10 destruídas. A queda de árvores e postes na rede de energia também deixou cerca 1,8 milhão de pessoas sem luz, além de afetar o abastecimento de água.

Para não ser pega de surpresa com os eventos climáticos, a população do Paraná pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil. É só mandar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP de sua residência para o número 40199. O cadastro é gratuito.


FONTE :-  bemparana.com.br

Read Previous

Acidente em Arapongas, veiculo bate em poste

Read Next

Exame de Bolsonaro para Covid-19 dá positivo e presidente diz que está ‘perfeitamente bem’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *