Suspeito teria realizado vários empréstimos de quase R$ 80 mil em nome da vítima sem autorização
Uma idosa de 72 anos denunciou um golpe praticado por um ex-gerente de uma agência bancária de Apucarana, no norte do Paraná. O suspeito teria realizado vários empréstimos de quase R$ 80 mil em nome da vítima sem autorização. Para ter acesso ao dinheiro, o então funcionário do banco alegava que quantias haviam sido transferidas para a conta da idosa por engano e exigia o saque e a devolução dos valores que teriam sido entregues em mãos ao suspeito. Além dos saques, valores foram transferidos para contas de outras duas pessoas ligadas ao suspeito.
Os empréstimos foram contratados entre outubro e novembro do ano passado e a idosa só teve conhecimento em março deste ano ao descobrir que não havia dinheiro na sua conta, que estava negativa. Tamires Rocha é neta da idosa e conta que a vó é cliente do banco Itaú há 25 anos e nunca teve problemas com a instituição, até então. “Era outro gerente que cuidava da conta dela. Ele saiu e outro funcionário passou a gerenciar a conta dela”, comenta.
Tamires conta que no dia 12 de março se deparou com a avó desesperada após tentar sacar dinheiro e descobrir que sua conta estava negativada. Naquele dia, a idosa descobriu que havia em seu nome empréstimos de R$ 62 mil, 9 mil e R$ 800. Mais tarde a família tomou conhecimento de outro acordo financeiro no valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 76,8 mil.
“Esse gerente buscou minha avó na casa dela três vezes e a levou até o caixa eletrônico em um supermercado para sacar dinheiro para ele, alegando que havia dinheiro na conta dela que foi transferida por engano. Ela confiou, sacou o dinheiro e entregou para ele”, relata a neta da vítima.
De acordo com Tamires, o gerente também teve acesso ao celular da vítima e, por diversas vezes, acessou a conta da idosa por meio do aplicativo. “Minha avó não sabe mexer no aplicativo e ela confiou nele”, conta.
Após tomar conhecimento da proporção do golpe, a família comunicou o banco Itaú e registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil. “O banco alegou que ele não era gerente, era auxiliar. Mas como ele tinha acesso a todos os dados da minha avó? Não foi ressarcida, liquidaram uma dívida, mas tem outra de R$ 5 mil que não foi liquidada e estão cobrando taxa. Minha avó está com nome sujo no SPC e Serasa, está mal, não dorme, não come, está morrendo de vergonha dessa situação toda”, afirma.
A família questionou a falta de comunicado do banco alertando que gerentes bancários não realizam visitas nas residências dos clientes, porém, escutou que esse tipo de aviso não seria vantajoso aos interesses da empresa.
O gerente foi demitido da empresa após a denúncia. Em nota, o Itaú Unibanco informou que apurou o caso em questão e tomou as providências cabíveis como o ressarcimento à cliente, além de contribuir ativamente com as investigações junto às autoridades. “O Itaú Unibanco tem a ética como valor fundamental e não tolera, em hipótese alguma, desvios de conduta de sua equipe”, diz o texto.
FONTE :- tnoline.uol.com.br