Prefeitura entrega novas apostilas de Libras aos alunos

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), realizou na última quinta-feira, 03, a entrega das apostilas de Libras, referentes ao 2º semestre de 2023. O ato aconteceu na Escola Municipal Dr. Antônio Grassano Junior; uma das instituições que conta com o projeto piloto. Outras escolas também contam com o ensino inclusivo, são elas: Escola Municipal Padre Germano Mayer, Escola Municipal Júlio Savieto e Escola Municipal Professora Aleydah Costa Santos Oliveira. A entrega oficial contou com a presença da secretária da Educação, Cristiane Rossetti e equipe do Cemear. “O ensino inclusivo tem alcançado diversos alunos. E queremos que no ano que vem, outras escolas também passem a contar com a metodologia”, disse Rossetti. – Para a aquisição das apostilas do 2º semestre foi investido R$28.137,00 – recursos da Secretaria de Educação. 

NA PRÁTICA

Para a aprendizagem em Libras, os estudantes ouvintes desenvolvem técnicas através de atividades práticas, com execução de sinais e acompanhamento de professores especializados, utilização de materiais didáticos – livros, apostilas (que incluem conteúdos de Arapongas), DVD’s, vídeos, dicionários digitais ou manuais. A metodologia de aprendizagem conta também com jogos-da-memória, dominó, adivinhações, bingo de letras, associação de ideias, encaixe com alfabeto em Libras, entre outros.  Os alunos dos 1º, 2º e 3ºanos acompanham as aulas por meio de aula gravadas, por uma professora surda Bruna Carla Chianfa e uma intérprete Juliana Rodrigues Pereira, ministrando conteúdos básicos de Libras para os alunos. Essas aulas serão passadas semanalmente por meio de multimídias, bem como, serão disponibilizadas atividades impressas referentes aos conteúdos propostos.

O projeto “Libras na Escola” conta com a parceria curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através da professora Vanessa Barros e do aluno Bruno Abreu, e pelo Departamento de Computação, através do Professor Rodolfo Miranda de Barros.

___________
Fonte: https://www.arapongas.pr.gov.br

Read Previous

Prefeitura realiza Oficina de Marketing gratuita; saiba como participar

Read Next

Prefeito Sérgio Onofre e equipe estruturam projetos para ampliação de CMEI’s

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *