Casos confirmados de Covid-19 sobem para 29 com testes rápidos

A Prefeitura de Arapongas informou nesta sexta-feira (01), através da Secretaria Municipal da Saúde, que subiu de 14 para 29 o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) na cidade. O aumento se deve à aplicação dos testes rápidos, mudando uma rotina que antes priorizava apenas a realização em pacientes que apresentavam sintomas mais acentuados. Fernanda Golas, supervisora de Vigilância Epidemiológica, informa que em quatro dias foram realizados 47 testes rápidos no município de Arapongas.
“Embora se trate de um aumento expressivo, os testes rápidos nos permitiram chegar até essas pessoas antes que elas apresentassem sintomas mais graves. Isso comprova o quanto é importante aumentar a capacidade de testagem do município”, afirma o secretário interino da Saúde, médico Fernando Marques.
Além dos 29 casos confirmados, houve também um aumento expressivo no número de pessoas curadas, que saiu de 10 para 22. Outra conquista trazida pelos testes rápidos foi o número de casos descartados, que saiu de 112 para 159. “São mais 47 pessoas que estavam com sintomas, testaram negativo para a Covid-19 e puderam retomar suas atividades normais”, acrescenta Fernando Marques. Tanto ele quanto Moacir Paludetto Júnior, que vem atuando em apoio à Secretaria Municipal da Saúde, destacam que a capacidade de testagem de Arapongas aumentou em função de dois lotes viabilizados pelo prefeito Sérgio Onofre, sendo um deles junto ao governo e outro através de doação do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), sendo este também certificado pela Anvisa.
“Neste primeiro momento, foram e serão testados os pacientes que estão em isolamento e pacientes que tiveram contado com casos positivos. Trata-se de um teste para detecção de presença de anticorpos produzidos pelo organismo frente ao vírus do Covid-19. Estes anticorpos são apresentados no teste como IGM e IGG. Para a realização destes testes, é necessário que critérios sejam adotados, sendo o principal o início dos sintomas”, ressalta Fernando Marques. Ele voltou a pedir o apoio de toda a população, evitando aglomerações, recorrendo aos cuidados diários de higienização e usando máscaras.


Fonte :- Prefeitura do Municipio de Arapongas

Read Previous

Agências da Caixa Econômica abrem neste sábado (2) para serviços do auxílio emergencial, no Paraná

Read Next

Corpo de Maria Helena foi retirada de poço por Bombeiros de Apucarana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *